Icon Icon

Ministro dos Portos recebe pedido de obras de dragagem no Porto de Ilhéus

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA), acompanhado do deputado Edinho Bez teve audiência com o Ministro Leônidas Cristino, da Secretária Especial de Portos. Na audiência, foi relatada a visita dos deputados da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis, realizadas aos Portos de Ilhéus e de Salvador, nos dias 24 e 25 de maio. De acordo com Simões, na audiência foi discutida a dragagem de manutenção do Porto do Malhado (Ilhéus), necessária para aprofundar o leito de atracação, berço de manobra e canais de acesso a 10,30 metros, que hoje se encontra em 9,20 metros.
Esta obra de recuperação do porto aguarda licenciamento ambiental do IBAMA. “É uma obra simples, relativamente barata, mas de grande importância e que proporcionará o incremento da movimentação de grãos do oeste brasileiro, cacau, níquel e outras cargas”, disse o deputado. Ele alertou ao Ministro que, se providências não forem tomadas até o final do ano, o movimento de turistas, que periodicamente dinamiza a economia local, terá problemas e a região será severamente prejudicada, pois não poderão atracar os modernos navios de passageiros.
Geraldo Simões também citou a necessidade de agilizar o projeto de dragagem de aprofundamento do Porto de Ilhéus para 14 metros, o que viabilizará a atracação de grandes navios que fazem transporte internacional de carga. A elaboração do projeto está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH, ao qual solicitamos urgência. “Com esta medida Ilhéus passará a ser também alternativa para a movimentação mais expressiva de cargas de exportação, como por exemplo a celulose, o que estimulará a economia regional”, ressaltou Geraldo Simões.

0 comentários:

Postar um comentário