Icon Icon

Futebol! Paixão Nacional

terça-feira, 31 de julho de 2012

Bahia volta a disputar competição internacional


 A última vez que o Bahia disputou um torneio internacional foi em 1989, ao lado do Internacional de Porto Alegre, como representantes do futebol brasileiro na disputa da Taça Libertadores da América, por ter sido campeão brasileiro em 1988.

Nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio de Pituaçu, o tricolor baiano quebra um jejum de 23 anos e voltar a inserir sua marca no calendário internacional do futebol, ao enfrentar o São Paulo pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

Será a quarta participação do atual campeão baiano em um torneio da América do Sul.
Em 1960, o tricolor disputou a primeira Taça Libertadores da América, por ter sido campeão brasileiro de 1959.

A segunda participação do Bahia em torneios do continente aconteceu na Libertadores de 1964. O Esquadrão se classificara para a competição por ter ficado em segundo lugar na Taça Brasil de 1963, que lhe deu o direito de disputar a fase preliminar da Libertadores.
 
Depois do empate de 0 a 0 com o Corinthians, os jogadores do Bahia se reapresentaram ontem à tarde para revisão médica geral e treinos leves no CT do Fazendão. Mas só hoje, pela manhã, é que o técnico Caio Júnior vai saber com quem realmente pode contar nesta partida contra o São Paulo, no Estádio Governador Roberto Santos, no Parque de Pituaçu.
 
É certa a volta de Souza, porque sua suspensão só vale em jogos do Brasileirão. A partida de volta contra o São Paulo será no Estádio do Morumbi e no dia 21 de agosto, às 20h15. Caso o tricolor baiano elimine o adversário paulista nesta primeira fase da Copa Sul-Americana, fará parte de um grupo com o Nacional do Uruguai, o Monagas da Venezuela, e mais um clube chileno ou um clube equatoriano.
 
Neto Baiano comanda o Vitória


 Neto Baiano não participou dos trabalhos de ontem pela manhã no CT da Toca do Leão. Mas embarcou com a delegação e veste a camisa 9 e comanda o ataque do Vitória no jogo desta noite, às 21h50min, contra o São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella, em São Paulo

O artilheiro tinha  sido liberado para concluir um tratamento dentário, antes da viagem para o Japão, que está prevista para a primeira semana de agosto.
 
Oficialmente, Neto Baiano está se despedindo do clube neste jogo em São Paulo, mas existem negociações e pedidos para que a festa de despedida seja em casa, na próxima sexta-feira, dia três, contra o Bragantino, dando ao jogador, nestes dois próximos jogos, chance de chegar aos 40 gols, ampliando a marca do principal artilheiro do futebol brasileiro este ano e na história dos 113 anos do Vitória como o maior artilheiro do Barradão, com 51 gols marcados.
 
Ele também é o maior artilheiro do Vitória nos últimos 30 anos do clube. Ultrapassou Allan Delon e hoje é o 6º maior artilheiro do Vitória em todos os tempos. Neto fez 79 gols em 125 jogos.
 
O atacante é também o maior artilheiro do clube em uma só temporada desde 1985. Ele só não fez mais gols (em uma só temporada) que Rick. O nigeriano fez 40 gols em 1985 e detém esse recorde até hoje.
 
Depois do gol de sábado passado, na vitória de 1 a 0 sobre o CRB, as pressões, os pedidos e apelos da torcida pela permanência de Neto até o final do ano aumentaram bastante. 
 
Mas o presidente Alexi Portela diz que o clube não tem condições financeiras de bancar a proposta do futebol japonês que garante ao artilheiro cerca de R$ 8 milhões num contrato de três anos.
 

0 comentários:

Postar um comentário