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'Travesseiro-avestruz' permite soneca no trabalho

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

vida moderna e a tradicional "sesta" – o cochilo depois do almoço – convergem na forma de um novo e insólito produto chamado "travesseiro-avestruz" (Ostrich Pillow, em inglês).
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Criado para sonecas fora de casa, o produto é nada mais que uma almofada oca com três orifícios (dois para os braços e um para o nariz) – ainda que, de tão inusitado, seja mais apropriado para quem não tem medo de passar um pouco de vergonha.
A ideia é do Banana Studios, projeto que reúne vários escritórios de design da Espanha onde a sesta é comum.
Travesseiro avestruz (Foto: Divulgação)
"O travesseiro cria uma atmosfera privada em um contexto público", seja no transporte público, em aeroportos ou mesmo no trabalho, disse à BBC o britânico de origem iraniana Ali Ganjavian, um dos criadores do objeto e sócio do escritório de arquitetura Kawamura-Ganjavian.
O Banana Studios conseguiu arrecadar US$ 126 mil (R$ 254,5 mil) para desenvolver o projeto por meio do Kickstarter (site de arrecadação de dinheiro para determinadas causas), depois de, em 2011, ter conquistado espaço para o "Ostrich Pillow" em publicações especializadas em design.
Travesseiro avestruz (Foto: Divulgação)
Mais trabalho, menos descanso
"A essência (da ideia) é que a sociedade mudou", afirma Ganjavian. "Antes, dormíamos muito mais. Agora, trabalhamos muito mais horas, e o cansaço a que estamos expostos não é apenas físico, mas mental. Nos esquecemos de nos desconectar."
A invenção surgiu da necessidade dos próprios designers, de fazer uma pausa para se "revitalizar".
"Passamos muito tempo em frente ao computador e há horas em que precisamos descansar, tomar um café, sair um pouco. Criamos (o travesseiro) para nós mesmos."
O conceito por trás da ideia são as chamadas "power naps" – sestas breves e supostamente revigorantes. Ganjavian cita estudos que defendem que as sonecas rápidas estimulam a produtividade.
Para alguns, porém, a brincadeira pode parecer cara (o travesseiro custa US$ 75, ou cerca de R$ 130) ou de design um pouco constrangedor para o usuário.
Ganjavian admite que sua equipe levou isso em consideração durante o processo de criação, mas responde alegando que inovar significa correr riscos. Ele afirma que a bicicleta e o guarda-chuva também tinham designs considerados ridículos quando foram lançados.
Apesar da extravagância, Ganjavian diz estar recebendo diversas encomendas e prepara peças para vender no Natal.

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