Icon Icon

Brasileiros poderão escolher o nome da bola da Copa de 2014

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vocês preferem a notícia boa ou a ruim primeiro?! A boa? Então vou começar pela parte interessante: eu, você e toda a torcida do Bahia, Vitória, Corinthians, Vasco, Flamengo, Boa Esporte Clube, Ypiranga e etc, poderemos participar da escolha do nome da Bola Oficial da próxima Copa do Mundo, que será realizada aqui no Brasil, como já sabemos. Essa é a primeira vez na história que isso vai acontecer e, considerando a fama que a última bola teve (quem não se lembra da Jabulani, na Copa da África do Sul?), achei a iniciativa da adidas, marca que vai produzir a bola, muito bacana. Nada mais justo que os torcedores, aqueles que gritarão tanto pra que ela entre no gol, ou que seja defendida pelo goleiro, escolham o nome pelo qual vão perder a voz.

A escolha será feita por meio de uma votação popular realizada na internet que começou ontem (12) e vai até o dia 2 de setembro. Quem quiser deixar o seu voto, poderá escolher entre uma seleção de três opções, definidas após a empresa ouvir torcedores de todo o Brasil e chegar a uma lista com alternativas selecionadas por terem uma forte ligação com a cultura brasileira. Aí é que vem a má notícia: os nomes não são tão interessantes assim, em minha opinião. Vamos a eles, suas respectivas defesas dadas pela empresa e críticas, feitas por mim:
BOSSA NOVA
A ideia aqui é que assim como o futebol Brasileiro, a Bossa Nova conquistou o mundo com arte e beleza. Por isso esse ritmo foi sempre associado à forma como o brasileiro joga bola, ousado e fazendo com que tudo pareça muito fácil.
Minha opinião: Eu amo Bossa Nova, mas confesso que nunca fiz essa associação do ritmo com a forma de jogar dos nossos craques. Se for pra ser um ritmo pelo qual somos famosos “dentro de campo”, o samba é a primeira coisa que vem à minha mente, principalmente pensando no apelo internacional. Sim, eu sei que a Bossa Nova nasceu da mistura do samba com outros ritmos, mas isso não é o suficiente pra mim na hora de fazer essa ligação com o futebol.
BRAZUCA
Para a campanha, a bola que vai rolar nos gramados do Brasil tem que ter a alegria e a irreverência do nosso povo. Será a bola que vai representar o orgulho de ser brasileiro e a paixão pelo futebol.
Minha opinião: É o nome mais simpático (apesar de que eu prefiro escrito com “s”), mas ainda acho muito pobre no sentido de carregar um pouco da nossa cultura. O nome é sonoro, alegre, mas falta conteúdo. Ele não me diz muita coisa. Diz pra vocês?
CARNAVALESCA
Nesta opção, o apelo é que o Brasil é ritmo, ginga, alegria, espetáculo. Com a bola ou o samba no pé, o povo brasileiro encanta o mundo. Por isso, a Carnavalesca representa a mistura de povos em uma bola que tem tudo a ver com a cultura e arte nacional.
Minha opinião: Eu não gosto dessa ideia de que no Brasil tudo é carnaval, o nome não é sonoro e, sinceramente, não acho que tem ligação com o futebol. Não gostei mesmo.
Pelas redes sociais, já percebi que as opções não foram muito festejadas, mas, e vocês, o que acharam? Sentiram falta da popular “gorduchinha”? Gostaram de algum?
Pra deixar o seu voto, basta entrar num dos três sites da campanha (onde você pode conhecer um pouco mais sobre as bolas dos outros mundiais). Todas as pessoas que votarem na escolha do nome da bola também poderão participar de uma promoção para concorrer a um par de ingressos para assistir ao jogo do Brasil na abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Pra votar:
www.adidas.com.br/nomedabola2014
www.globoesporte.com/nomedabola2014
www.nomedabola2014.com.br
A promoção será realizada no site:
www.adidas.com.br/nome-da-bola-2014/promocao

0 comentários:

Postar um comentário