Seleção caiu diante do México e leva a prata (Flávio Florido/Uol).
Pela terceira vez na história, o Brasil perde uma final de Olimpíada, fica sem a inédita medalha de ouro e fatura a prata. Quem subirá ao lugar mais alto do pódio em Londres será o México, que ganhou por 2 a 1, dois gols de Peralta, e fez a festa diante de mais de 86 mil pessoas no mítico estádio de Wembley, neste sábado. Hulk diminuiu, porém tardiamente, nos acréscimos do segundo tempo. Oscar ainda perdeu um gol sozinho, na pequena área, aos 48min.
O sonho do ouro olímpico virou pesadelo logo aos 30 segundos de jogo. Rafael errou na saída de bola, Peralta saiu sozinho na cara do goleiro Gabriel e bateu rasteiro. Aos 29 min do segundo tempo, o mesmo Peralta subiu sozinho na área e cabeceou com estilo, para praticamente liquidar a partida.

Campanha em prol da doação de sangue é sucesso e Vitória volta a ser rubro-negro

 

Um manto confeccionado com paixão e muita solidariedade. É o que os jogadores do Vitória vão exibir no jogo das 19h30 desta terça-feira (14), contra o Guaratinguetá, no Barradão. O uniforme do Nêgo estará mais rubro do que esteve nos últimos 45 dias. O vermelho vai retomar a última listra da camisa para simbolizar o fim com sucesso da campanha Meu Sangue é Rubro-Negro, feita em parceria com o Hemoba para incentivar torcedores a doar sangue.

A campanha começou no dia 30 de junho, quando o Vitória pisou no gramado do Barradão para encarar o Avaí exibindo um uniforme preto com quatro listras brancas, para espanto de muito torcedor desavisado, pois a ação de marketing foi anunciada só 30 minutos antes da bola rolar. O tradicional vermelho seria recolocado na camisa aos poucos: era o time dando sangue em campo e a torcida fora dele.

A ação aconteceu apenas nos jogos disputados em casa. A cada novo jogo no Barradão, uma listra preenchida simbolizaria o aumento nas doações de sangue. Fora de Salvador, o time jogava de amarelo.
E assim o manto rubro-negro ganhou mais cor aos poucos, nas vitórias contra Paraná (4x3) e CRB (1X0) e na derrota contra o Bragantino (1x0). A torcida adotou a campanha na prática e fez os bancos de sangue do Hemoba ficarem mais tranquilos. Desde o início da campanha, houve um aumento de 41% no número de candidatos a doação.
"A Organização Mundial da Saúde diz que pra garantir que  não falte sangue nos estoques dos hemocentros é preciso que 3% da população seja doador. Aqui na Bahia, apenas de 1% a 1,5% da população é doadora.
O futebol é um esporte muito popular e a campanha ajudou a disseminar ainda mais a necessidade de doação de sangue, chamou a atenção", comemora o diretor de hemoterapia do Hemoba, Marinho Marques.
Torcedores de outros clubes também vestiram a camisa do seu time do coração para ajudar. "Torcedores do Bahia, Corinthians, Palmeiras, muita gente aderiu à campanha. Eles vêm vestido com a camisa e querem fazer fotografia, mostrar que estão colaborando também", conta. A campanha ganhou as redes sociais e também chamou a atenção de torcedores de outros países. "Tivemos mais de um milhão de tweets internacionais", afirma o gerente de marketing do Vitória, Adilson
Batista.

A imprensa estrangeira também deu destaque. A ação ganhou espaço na BBC de Londres, no jornal britânico Metro, no Sowentan Live, da África do Sul, e no francês European Daily. "A repercussão nacional a gente sabia que iria ter, mas o que nos surpreendeu foi a internacional. Todos comentaram que o time tinha mudado a cor do uniforme pra começar uma campanha de sangue", vibra Batista. "Não adiantava só pedir para o torcedor ir doar sangue, a gente tinha que mudar alguma coisa. Foi muita coragem da diretoria mexer num dos principais símbolos do clube, que é a camisa".

À venda
Por falar nela, a camisa da campanha será vendida na loja do Barradão a partir desta terça a R$ 159,90, mesmo preço da oficial comum. Dois modelos estarão à disposição: a camisa que tem apenas listras brancas e pretas e a que tem três listras vermelhas. Em princípio, apenas os sócios do Sou Mais Vitória poderão comprar.