As causas do distúrbio são as mais variadas, a exemplo da exposição ao som alto por muito tempo, da perda auditiva parcial ou total, questões anatômicas referentes à face, pescoço, dentes e articulação temporo-mandibular (ATM), alterações nos níveis de triglicerídeos, pré-diabetes e alto consumo de cafeína. Podem incidir em qualquer faixa etária. Contudo, o problema é mais frequente na terceira idade, atingindo 33% dos indivíduos.
Clarice Saba informa que apenas 40% das pessoas reconhecem os sintomas do zumbido e um número ainda menor procura por assistência especializada.
Projeto Anti-Zumbido – PAZ
O PAZ é o primeiro ambulatório de zumbido de Salvador. Idealizado e coordenado pela otorrinolaringologista Clarice Saba, o projeto funciona no Ambulatório Docente-Assistencial da Escola Bahiana de Medicina (ADAB), na Av. Dom João VI, n° 275, Brotas. O PAZ atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 120 pacientes por mês. O tratamento oferecido é multidisciplinar, coordenado pela otorrinolaringologista com apoio de outras especialidades como fonoaudiologia, psicologia, neurologia, clínica médica, fisioterapia, ortodontia, etc.
“O mais importante no tratamento é identificar as causas do problema para definir o tipo de terapia”, afirma Saba. Sendo assim, o tratamento pode ser medicamentoso, por adequação alimentar (nutricional), fisioterapia, acupuntura, ortodôntico, aparelho auditivo, retreinamento das vias auditivas etc. A terapia pode durar cerca de um ano, mas garante melhora na qualidade de vida.
0 comentários:
Postar um comentário